O que visitar no Rio de Janeiro?



YAY! Como vocês NÃO sabem, eu curso Arquitetura na faculdade, e graças a essa coisa linda eu tenho aprendido bastante sobre a cidade que moro. Banquei a turista aqui pelo Rio de Janeiro várias vezes e aprendi muitas coisas, me metendo em várias tretas e vendo o quanto essa cidade é linda.
Mas a má notícia, ou boa, é que não vou falar pra vocês o que todo mundo já sabe, pra vocês irem ao Maracanã, ao Pão de Açúcar, ao Cristo, ou à Praia de Copacabana. É claro que vocês podem ir, e devem, mas eu vou dar umas dicas de lugares a mais, tão bonitos e interessantes quanto os que acabei de citar. E a melhor notícia é que só são passeios baratos! Preparados? Vamos lá!

Antes de tudo, prepare o tênis e não leve muita coisa. Lembrando que o Rio não é um dos lugares mais seguros do mundo, e todo cuidado é pouco! Ah, não esqueça de uma garrafinha de água, se não é provável que você esteja querendo morrer no meio do caminho. 

Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento fica localizado no topo do Morro de São Bento, um dos 4 morros importantes para a fundação da cidade do Rio de Janeiro, após a primeira tentativa de fundar a cidade no Morro Cara de Cão. Ele foi fundado em 1590 por monges, e hoje funciona como moradia e estudo para monges, e um centro religioso.
Quando eu fui havia um monge que estava explicando um pouco sobre o lugar para as pessoas que estavam lá. Eu não sei se isso é normal, ou demos sorte, mas foi uma experiência muito boa ter alguém dali explicando sobre a reforma que houve, etc. O interior é MARAVILHOSO, todo ornamentado, e coberto por folhas de ouro.
A entrada é pela Rua Dom Gerardo, no centro do Rio de Janeiro. Você vai passar por um portão e subir uma ladeira pequena. Caso prefira ir de carro, tem um pequeno estacionamento lá em cima, mas não é impossível ir a pé. Vale super a pena ir, é um lugar maravilhoso, e que faz parte da história da cidade.

Segundo o site deles, é necessário uma vestimenta adequada por ser um templo religioso. Não é nada muito absurdo, só não usar um decote imenso, saias curtas, etc.

Praça Mauá

Ah, meu Rio 💙 #riodejaneiro #calatrava #cidademaravilhosa

Uma foto publicada por Dani Rodriguez (@nie_33) em


Essa praça finalmente foi reformada depois da retirada da perimetral. Agora ela tem um espaço ótimo para passar um tempo, ficar sentada nos banquinhos e admirar a vista para a Ponte Rio-Niterói. E aproveitando vale visitar os 2 museus que tem lá, o MAR e o Museu do Amanhã (novíssimo, do Calatrava). De vez em quando costuma ter alguma feirinha ou algum evento nessa praça, mas nem sempre. De qualquer maneira, ainda tem muita coisa pra fazer por lá! Ela é bem próxima ao Mosteiro de São Bento.

Morro da Conceição
Outro morro muito importante para a fundação da cidade, cheio de casinhas dos tempos coloniais. O lugar é bem tranquilo, e lá em cima tem um forte, construído para defender o Rio de Janeiro. Eu não sei como funciona, não sei se tem algum jeito de visitar o forte, mas além disso tudo, há também a Pedra do Sal, onde além de local histórico, há um ótimo samba de raiz nas segundas à noite.

Praça XV
Minha praça preferida, meu lugar preferido! Lugar onde era o antigo porto, que tem o Chafariz do Mestre Valentim, onde tem o Passo Imperial, que sempre tem exposições e tem um restaurante lindo, e o Arco do Teles, que além de histórico, também é uma passagem para umas ruas tranquilas e com ótimos restaurantes/bares. 
De vez em quando, nos finais de semana, rola umas feiras artesanais e de objetos bem antigos na Praça XV, é bem movimentado e tem coisas bem legais!

Santa Teresa


Foi o último lugar que eu conheci, e realmente valeu super a pena! Santa Teresa é um bairro em cima de um morro, e é claro que você ir pode subir a pé ou de carro, ou até mesmo de ônibus, mas o mais incrível de Santa Teresa é: você pode subir de BONDE! Sim, aqueles bondes antigos, lindos, maravilhosos <3 Ele está em testes, mas está funcionando perfeitamente. A entrada dele é na Rua Lélio Gama, e é bom, assim que entrar, deixar a câmera a postos porque o passeio é incrível!
Lá em cima, além das casas e do lugar bem calmo e aconchegante, vale visitar o Parque das Ruínas. 
Além de ser um lugar maravilhoso, tranquilo, ótimo parar tirar fotos, ainda tem um mirante que você consegue ver o Rio de Janeiro inteiro, da Ponte Rio-Niterói até o Pão de Açúcar.

MEC / Palácio Capanema
Sinceramente não é um lugar para muitas visitas, mas é um lugar bastante importante por vários motivos. Primeiro de tudo, a cidade, depois de ser fundada no Morro Cara de Cão, foi transferida para o Morro do Castelo, onde começou a evoluir, que foi completamente demolido 1922, e ele se localizava onde hoje fica o MEC. Além disso, o Palácio Capanema - que é o nome do prédio do MEC - foi um marco na arquitetura, principalmente no Brasil, por ter sido um dos primeiros edifícios modernistas.

Para mais informações sobre a importância do prédio, clique aqui.

Outros lugares legais para visitar no Rio: 
Passeio Público - verifiquem antes o horário que ele abre, e tomem cuidado pois não é um dos lugares mais seguros. Vale a pena dar apenas uma passada por ser um local histórico, construído na época colonial. 
Cinelândia - ótimo lugar para dar uma passeada e conhecer a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal e o Museu de Belas Artes. 
Monumento aos Pracinhas - monumento em homenagem aos soldados brasileiros mortos na 2ª Guerra Mundial.
Campo de Santana - mais conhecido como Praça da República, um ótimo lugar para passar um tempo e caminhar, mas evite as partes laterais pois dizem ser perigoso. Vale muito conhecer! 

Uma foto publicada por Dani Rodriguez (@nie_33) em

E é isso, minha gente! Essas são minhas dicas pra você que quer dar uma passeada pelo Rio, por lugares bonitos, diferente dos de sempre, e que não precisa de muito dinheiro! Vale super a pena dar uma pesquisada antes na importância do local, caso queiram fazer uma visita. Espero que tenham gostado do post, e me contem se já foram a algum desses lugares. Até a próxima, minha gente!

Nenhum comentário

Postar um comentário