Umectação - Como fazer?

Oi meninas! Depois de explicar tudinho pra vocês sobre o Cronograma Capilar, vim falar de uma coisa super importante da etapa da Nutrição que é a Umectação. Vamos lá?

Sugestão: Antes de começar a ler, veja os posts Conheça seu Cabelo e Cronograma Capilar - Como fazer?




O que é Umectação?
Umectação vem de umedecer o cabelo, mas com óleos. Por isso ela entra na etapa da Nutrição, mas lembre-se, ela não é para substituir as máscaras nutritivas, é uma nutrição adicional. Além disso, reza a lenda, que a umectação é uma técnica de massagem capilar indiana que há milênios é passada de mãe para filha. As indianas acreditam que o rápido crescimento de seus cabelos é por causa disso.

Por que umectar o cabelo?
Para o mesmo objetivo da nutrição só que com mais "força". A umectação vai combater o ressecamento dos fios, e assim controlar o volume, o frizz e deixá-lo brilhoso. Além disso, como é necessário massagear o couro cabeludo, isso também auxilia no crescimento do cabelo. Não esquecendo que os óleos vão ajudar a selar as cutículas do cabelo, prolongando a hidratação.

Que produto usar?
Vocês se lembram que a nutrição é feita com máscaras que contém óleos? Então, a umectação é feito com óleos. Mas lembrem-se, 100% VEGETAIS


Algumas dicas: 
  • Óleo de Coco;
  • Óleo de Rícino/Mamona: Além de ser fácil de encontrar, propicia limpeza dos fios, maciez e crescimento do cabelo. 
  • Óleo de Amêndoas Doce: Rico em vitaminas A e B, hidrata e nutre o cabelo, além de ser barato e fácil de encontrar. 
  • Azeite Extra Virgem: Acessível e propicia brilho e vitalidade ao cabelo. Não só isso, como também o azeite combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular. 
  • Óleo de Abacate: O óleo retirado do fruto, não da semente, é rico em lecitina que ajuda na queda de cabelo, vitaminas A, D e E, e ômega 9.

Como fazer?
Há dois métodos que ouvi falar.







  • Dormir com o óleo no cabelo: Aplique o óleo no cabelo sujo e use uma touca para não sujar a cama. 
  • Passar no cabelo antes da lavagem: Aplique o óleo no cabelo, deixe agir pelo maior tempo que for possível e enxague.
  • Como aplicar: Enluve mecha por mecha e faça movimentos de cima para baixo repetidamente, e massageie o couro cabeludo o quanto achar necessário. Lembre-se ao fazer os movimentos, o calor potencializa o resultado, portanto os faça até não aguentar mais haha. Atenção: As meninas que tiverem a raiz oleosa, evitem o contato do óleo com o couro cabeludo. 

Por que no cabelo sujo?
Provavelmente vocês estão se perguntando a razão de fazer isso com os cabelos sujos. Pois é, depois de muito pesquisar, cheguei a conclusão que não faz diferença se está o cabelo sujo ou se já passou o shampoo. No final das contas, a umectação serve para selar as cutículas, ou seja, o óleo não vai penetrar nos fios. Logo, não tem muita diferença. Provavelmente você vai sentir diferença nos resultados, mas aí é só testando no seu cabelo pra saber. Eu coloquei nos métodos de cabelo sujo pois é o mais falado, mas vocês decidem como preferem.
Avisos e dicas:
  • A técnica indiana frisa que o óleo tem que ser aplicado fazendo muita massagem nos fios, não adianta apenas passar o óleo. Capriche na massagem e relaxe!
  • Após o procedimento lave muito bem o cabelo, principalmente a raiz. Dessa maneira você irá evitar uma oleosidade excessiva.
  • Lembre-se, a umectação faz parte da nutrição! Se o seu cabelo já quase não tem volume, essa etapa irá deixá-lo com menos ainda.
  • Você pode deixar a umectação mais potente esquentando rapidamente o óleo antes pois o calor ajuda os nutrientes a selar os fios. Esquente em banho mario ou rapidamente no microondas, apenas para amorná-lo. 

E o post chegou ao fim! Mais uma ajudinha pra vocês, esclarecendo as coisas sobre cabelo. O que acharam do post? Já fizeram a umectação? Caso tenham alguma dúvida, comentem abaixo ou falem lá na página do Facebook! Sigam o blog, comentem e curtam a página do Facebook. Beijos, até a próxima!


3 comentários :

  1. Eu não sabia o que era, seu post é repleto de informações
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, adorei seu post, tudo bem explicadinho. Eu não sabia o que era, e seu post ajudou muito. Beijocas <3
    http://divando24hrs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua linda! Que bom que gostou, flor ><
      Beijos <3

      Excluir